Pular para o conteúdo principal

Gospel Mix

O Dilúvio e a Arca de Noé

 O Dilúvio e a Arca de Noé

Referência Bíblica: Gênesis 6, 7 e 8

O que você gosta de fazer num dia chuvoso?

Essa é a história de uma grande chuva que caiu durante dias e dias, inundando a terra toda. Já imaginou? Mas Deus é amoroso e salvou uma família que confiava nele, e também muitos animais. Vamos ver como isso aconteceu?

Noé amava a Deus e tentava obedecer sempre a tudo que Ele dizia. Mais ninguém amava a Deus assim, nem fazia as coisas como Deus mandava. As pessoas naquele tempo eram muito más, e gostavam de fazer tudo errado: violência, mentiras e todo tipo de maldades que se possa imaginar.

A arca de Noé e o Dilúvio - a violência dos homens

Deus se entristeceu tanto por causa dessa atitude das pessoas que decidiu enviar uma grande chuva, um dilúvio para inundar a terra e destruir toda a maldade das pessoas. Mas Deus queria salvar Noé e a sua família, porque ele era um homem bom e amava a Deus de coração.

A arca de Noé e o Dilúvio - Noé amava a Deus

Então certo dia, Deus explicou para Noé que deveria construir um barco muito grande, onde ele e sua família se protegeriam da grande chuva e inundação que iriam acontecer. Noé fez tudo exatamente como Deus mandou. Quando a arca ficou pronta e depois de tudo preparado, alimentos armazenados à bordo, tinha chegado o momento... Deus ordenou que Noé fizesse entrar na grande arca casais de animais de cada espécie para que também fossem salvos do dilúvio.

Depois que todos entraram, Deus fechou a porta. De repente começou a chover. Primeiro umas pequenas gotinhas, depois uma forte chuva que durou 40 dias e 40 noites. A chuva não parava nenhum instante, mas dentro do barco estavam todos secos e à salvo. Com aquela quantidade de chuva, as águas começaram a subir e fez o barco navegar como se estivesse em alto mar.

A arca de Noé e o Dilúvio - a arca sobre as águas

Até que enfim, a chuva parou! Aos poucos a água começou a baixar até que a arca pousou sobre a montanha chamada Ararate. Depois de alguns dias, as águas foram secando. Quando o chão estava enxuto, Deus falou para Noé que tinha chegado a hora de deixarem a arca. Então saíram Noé, sua família e todos os animais dois a dois...

Noé fez um altar e agradeceu muito a Deus por ter cuidado deles durante todo aquele tempo. Deus então prometeu que nunca mais enviaria tanta chuva sobre a terra, como no dilúvio. E para todos se lembrem da promessa que Ele fez, criou o arco-íris, que aparece nos dias de chuva no céu.

A arca de Noé e o Dilúvio - a aliança, arco-íris - Salmos 121:7 Deus nos protegerá


Moral da história do Dilúvio e a Arca de Noé

Deus nos salva e nos mantém em segurança. Pela bondade e misericórdia de Deus, muitas coisas ruins não acontecem a nós nem as nossas famílias. Deus protege aqueles que O amam e lhe obedecem. Deus também cuida dos animais. Ele fez uma promessa de que nunca mais destruiria a terra com dilúvio novamente e nos deixou um memorial, o arco-íris que pode ser sempre contemplado por nós nos dias de chuva.


4. Deus escolhe a Abraão

Referência Bíblica: Gênesis 12, 18 e 21.

Já teve que esperar por alguma coisa que queria muito?
Por vezes é difícil esperar, mas se confiarmos em Deus, coisas boas vão acontecer! Essa história fala de alguém que teve que esperar muito tempo para receber uma promessa muito especial de Deus. Vamos ver que promessas foram essas?

Certo dia, Deus chamou a Abraão e disse-lhe: - sai e vai para a terra que eu vou lhe mostrar. Farei de você uma grande nação. Te abençoarei e te usarei para abençoar todas as famílias da terra!

Abraão mesmo sem saber para onde ia, não reclamou. Levantou-se, desmontou as tendas, fez as malas, organizou todas as suas coisas e partiu junto da sua esposa Sara, seus animais e seus empregados. Viajou durante muito tempo até chegarem numa terra chamada Canaã.

Então ali Deus disse a Abraão: um dia toda essa terra será sua e dos seus descendentes. Vou dá-la a vocês para sempre!

Mas Abraão não entendeu como isso seria possível, porque ele e sua esposa já eram muito velhos e nunca tiveram filhos. - Oh Senhor Deus, como será isso, se continuo sem filhos? Eu e a Sara já somos velhos demais para ter um bebê!"


Olha agora para o céu e conta as estrelas. Se conseguir contá-las! Assim será o número dos descendentes que você terá. - disse Deus.

Abraão acreditou na promessa de Deus. Assim, Deus ficou satisfeito com ele.
Mas o tempo passava, passava e Abraão estava mesmo desesperado para ter o filho prometido. Até tentou dar um jeitinho mas somente quando ele tinha 99 anos é que Deus lhe disse: daqui a um 1 ano, a Sara vai ter o filho prometido, coloquem nele o nome de Isaque. Tudo que te prometi, prometo também para Isaque e seus filhos.

A Sara, quando ouviu a conversa, sorriu porque pensava: como é que eu tão velha assim, poderei ainda ter filhos?

Mas nada é impossível para Deus! Quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90 eles puderam rir de tanta alegria! O bebê Isaque (este nome significa riso) nasceu exatamente quando Deus disse que ia nascer. Tudo que Deus promete Ele cumpre!

Abrão, Sara e o bebê Isaque - alegria da promessa cumprida

Moral da História de Abraão

Mesmo que pareça que as promessas de Deus demorem, todas elas vão se cumprir! Deus é fiel e não volta atrás naquilo em que prometeu e disse. Podemos sempre confiar na Palavra de Deus pois o Senhor fará todas as coisas acontecerem, no seu devido tempo. Além dessa confiança, todos nós, que cremos em Jesus fazemos parte da promessa feita à Abraão. Jesus Cristo é um descendente de Abraão e através dele toda a nossa família pode ser abençoada. Basta crer!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

70x7 - estudo bíblico sobre o perdão

Todos querem ser perdoados mas quantos querem perdoar? Esse é o grande desafio que Jesus nos lançou: aprender a perdoar. Vezes sem conta. 70 vezes 7 é 490! Você já imaginou tentar guardar conta de todas as vezes que você perdoou uma pessoa? Você provavelmente iria perder conta antes de chegar a 30 vezes (quanto mais 490...). Jesus disse isso para nos mostrar que devemos perdoar sempre. O perdão de Deus - a base de nosso perdão Mas perdoar é difícil. Como podemos superar a mágoa e oferecer perdão, mesmo quando a outra pessoa não merece? Jesus também nos dá a resposta. Depois de dizer que devemos perdoar 70x7 vezes, Jesus contou uma parábola sobre um homem que devia muito dinheiro ao seu patrão. Ele devia tanto que nunca poderia pagar, nem se tivesse várias vidas! O homem implorou por misericórdia e seu patrão perdoou a dívida. Mais tarde, o servo perdoado encontrou outro homem que lhe devia um pouco de dinheiro. Ele exigiu o dinheiro e não teve dó quando o outro homem lhe im

Rádio Gospel FM 107.9 MHz

Conhecendo a Deus pessoalmente

PRIMEIRO PRINCÍPIO: Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida. O AMOR DE DEUS “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 1 O PLANO DE DEUS Cristo afirma:  “…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” 2  [Uma vida completa e com propósito] Por que a maioria das pessoas não está experimentando essa “vida em abundância”? Porque… SEGUNDO PRINCÍPIO: O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida. O HOMEM É PECADOR “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” 3 O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir seu próprio caminho e seu relacionamento com Deus se desfez. Esse estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado. O HOM