Pular para o conteúdo principal

Gospel Mix

Davi e Golias

 

 Davi e Golias

Referência Bíblica: 1 Samuel 17:1-51

Em Belém de Judá havia um homem, que pertencia à família de Efraim, descendente de Abraão, chamado Jessé. Ele foi neto de Boaz e Rute, mas esta já é outra história... Jessé tinha oito filhos e um deles, o mais novo, chamava-se Davi. Os três irmãos mais velhos de Davi se chamavam: Eliabe, Abinadabe e Samá (Simei).

Certa vez, o povo de Israel estava enfrentando um problema muito grande: ataques de um povo inimigo que não conhecia a Deus, eram os filisteus. Os irmãos de Davi já eram adultos, por isso foram junto com o rei Saul para a guerra contra os filisteus.

Enquanto acontecia a guerra, Davi que era ainda muito novo, continuava a pastorear o rebanho de seu pai. Ele gostava de cuidar das ovelhinhas e fazia isso muito bem.

Davi e o rebanho de ovelhas no pasto

Além dessa tarefa, Davi também ia servir a Saul, tocando-lhe harpa 🎵. Ele também servia como um mensageiro, indo até onde estavam os soldados para saber notícias, à pedido de seu pai, de como estavam seus irmãos no exército.

A situação não era fácil. O exército inimigo do povo de Deus tinha uma arma poderosa: um enorme e valente gigante. Ele se chamava Golias. E todos os israelitas fugiam de medo dele. Durante dias o gigante Golias insultava e desafiava os israelitas para um duelo.

O gigante Golias perto de outros soldados

Nesta ocasião, Davi foi levar provisões e saber notícias dos irmãos, ele ouviu Golias, o guerreiro filisteu, a desafiar novamente o exército de Israel. Davi ouviu isso e ficou indignado: "- Afinal, quem é este filisteu malvado, para desafiar o exército do Deus vivo!? - e se prontificou a lutar contra o Gigante.

Todos ficaram impressionados, inclusive os irmãos de Davi com a sua ousadia. O Gigante era tão grande e forte, e Davi era apenas um menino, corajoso e que confiava no grande Deus, todo poderoso.

Davi contou ao rei como Deus já tinha lhe dado forças 💪 para enfrentar um leão 🦁 e um urso 🐻, que atacaram as ovelhas do rebanho 🐑🐑🐑. Ele confiava que da mesma maneira que Deus o ajudara contra os animais ferozes, o Senhor também o ajudaria na batalha contra o gigante. 🙏

O rei Saul, ficou preocupado, até tentou emprestar a sua armadura para Davi. Mas ele não se ajeitou com tudo aquilo e tirou logo. Davi pegou somente o seu cajado, escolheu 5 pedras do ribeiro e foi ao encontro de Golias. Quando o gigante viu que Davi era apenas um menino, não o levou a sério. Achou que estavam de brincadeira... mandaram uma criança para lutar com um grandalhão!

— Por acaso sou um cachorro, para você vir contra mim com paus e pedras? - disse Golias. E começou a xingar e amaldiçoar a Davi. Mas Davi respondeu: - Golias, você contra mim com espada, lança e escudo, mas eu vou contra ti, em nome do Senhor, o Deus todo-poderoso dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. É Ele quem vai vencer esta batalha e te entregará nas minhas mãos.

O gigante Golias é golpeado com uma pedrada na testa

Então Davi pegou numa das pedras, colocou na funda (estilingue) e arremessou contra o gigante. A pedra atingiu em cheio a testa de Golias, ficou cravada, e de repente o grandalhão caiu por terra. Quando os filisteus viram que o seu melhor soldado tinha morrido, começaram todos a fugir de medo.




Lição da História de Davi e Golias

O Senhor salva e defende o Seu povo, sem armas, espadas ou força humana. Ele é poderoso para vencer as nossas guerras e nos livra do mal. Mesmo que estejamos enfrentando gigantes, se Deus está conosco, somos mais que vencedores! Pois muito maior é Deus o que está conosco! 🙏

O que parecia impossível aos olhos de todos aconteceu: Davi, um menino pequeno, mas com um grande Deus, venceu um inimigo valentão e gigantesco. Assim também acontece conosco, mesmo que sejamos pequeninos, o Nosso Deus é bem grandão! Ele nos ajuda a vencer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

70x7 - estudo bíblico sobre o perdão

Todos querem ser perdoados mas quantos querem perdoar? Esse é o grande desafio que Jesus nos lançou: aprender a perdoar. Vezes sem conta. 70 vezes 7 é 490! Você já imaginou tentar guardar conta de todas as vezes que você perdoou uma pessoa? Você provavelmente iria perder conta antes de chegar a 30 vezes (quanto mais 490...). Jesus disse isso para nos mostrar que devemos perdoar sempre. O perdão de Deus - a base de nosso perdão Mas perdoar é difícil. Como podemos superar a mágoa e oferecer perdão, mesmo quando a outra pessoa não merece? Jesus também nos dá a resposta. Depois de dizer que devemos perdoar 70x7 vezes, Jesus contou uma parábola sobre um homem que devia muito dinheiro ao seu patrão. Ele devia tanto que nunca poderia pagar, nem se tivesse várias vidas! O homem implorou por misericórdia e seu patrão perdoou a dívida. Mais tarde, o servo perdoado encontrou outro homem que lhe devia um pouco de dinheiro. Ele exigiu o dinheiro e não teve dó quando o outro homem lhe im

Rádio Gospel FM 107.9 MHz

Conhecendo a Deus pessoalmente

PRIMEIRO PRINCÍPIO: Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida. O AMOR DE DEUS “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 1 O PLANO DE DEUS Cristo afirma:  “…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” 2  [Uma vida completa e com propósito] Por que a maioria das pessoas não está experimentando essa “vida em abundância”? Porque… SEGUNDO PRINCÍPIO: O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida. O HOMEM É PECADOR “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” 3 O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir seu próprio caminho e seu relacionamento com Deus se desfez. Esse estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado. O HOM